quinta-feira, 4 de junho de 2009

Salva Vidas! (dicas em caso de afogamento)




Salva-vidas, guarda-vidas (português brasileiro) ou nadador-salvador, banheiro (português europeu) é a pessoa que tem o escopo de evitar afogamentos e assim preservar a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica no mar, em rios ou piscinas.
Em muitas cidades litorâneas, há salva-vidas em praias mais freqüentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões.
A vigência do serviço pode ser permanente ou restringida à época balnear.Nadador-salvador português num momento de descontracção numa praia vigiada.A formação de um salva-vidas deve ser completa: nadar muito bem, conhecimento das técnicas de respiração e massagem cardíaca e agilidade nas ações de salvamento, onde segundos tornam-se preciosos.

*Os salvamentos não devem ser tentados por pessoas inexperientes que não consigam ter controle sobre as vítimas em pânico na água. O socorrista deverá realizar o socorro de uma vítima de afogamento, seguindo sempre a seqüência descrita abaixo:

1. Jogar um objeto flutuante para a vítima ou tentar segurá-la com uma corda, remo ou galho;
2. Se não obter êxito, tentar alcançá-la com um bote ou outro tipo de embarcação;
3. Apenas quando tais tentativas já tiverem sido feitas e se o socorrista for capaz de fazê-lo tentar o salvamento através da natação.


JÁ FORAM REGISTRADOS INÚMEROS CASOS DE AFOGAMENTOS DUPLOS, QUANDO PESSOAS NÃO TREINADAS TENTARAM SALVAR VÍTIMAS DE AFOGAMENTO