A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
A ergonomia, prevenção de doenças posturais, gera aumento significativo da qualidade de vida do trabalhador dentro e fora do ambiente organizacional. É o que se pode concluir da palestra, sobre prevenção de doenças posturais, da fisioterapeuta Maria Paula Bock Silva proferida nesta segunda-feira(19/11) às 14 horas no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba- COHAB CT. A palestra faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho- SIPAT. O sedentarismo foi tratado como causador de mau humor, irritação, dor insônia... Para a palestrante, a qualidade de vida é ter uma vida ativa, prazerosa, harmoniosa, espontânea, simples, livre para fazer as escolhas, com hábitos saudáveis e feliz. Para isso, foram sugeridos exercícios físicos, caminhada, dança, passeio com o cachorro, por pelo menos 30 minutos por dia.
A coluna vertebral foi definida como flexível, estável e composta por vértebras dispostas umas sobre as outras. Como principais deformidades, foram classificadas a lordose, a cifose e a escoliose. Como conseqüências destas deformidades, surgem doenças como hérnia de disco e bico de papagaio.
As causas destas doenças são as posturas inadequadas e movimentos incompletos. Como prevenção, foram sugeridas práticas como apoiar os pés no solo e a coluna no espaldar da cadeira ao sentar, ao levantar peso segurar a carga próxima ao corpo e levantar com as costas retas e joelhos dobrados evitando torcer o tronco, ao trabalhar em pé apoiar o pé num suporte alternando a posição dos pés, ao carregar mochilas utilizar as duas alças, ao carregar sacolas e bolsas distribuir o peso entre as duas mãos, ao carregar malas tira-colo alternar entre os dois ombros, ao deitar com a barriga para cima apoiar a curva da perna sobre um travesseirinho, ao deitar de lado colocar um travesseirinho entre os joelhos, evitar dormir com a barriga para baixo, ao usar o computador manter o punho em posição neutra(reta), apoiar o antebraço sobre a mesa ao utilizar o mouse, utilizar o teclado na posição mais baixa, ao abrir gavetas evitar a torção do tronco, ao usar o telefone evitar prendê-lo entre o rosto e o ombro, fazer alongamento esticando os braços e pernas espreguiçando-se sempre e movimentando os pés respirando calmamente respeitando os próprios limites, ao dirigir manter braços e pernas flexionados, utilizar colchão nem muito mole e nem muito duro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário